terça-feira, 30 de agosto de 2011

Equipe 4 - Visita 2

Chácara: Bom Retiro
Local: Brasília-DF
Proprietário: José Cardoso de Oliveira Filho

Por motivos pessoais, o senhor Cardosinho não pôde nos receber em sua chácara. Sendo assim, fomos recebidas por sua esposa. Ela nos levou ao computador para podermos atualizar o RuralPro, instalando a versão 2010. Entregamos uma pasta para sua filha, Ana Julia, poder auxiliar seu pai na coleta e inserção dos dados no programa.

Chácara: Monte das Oliveiras
Local: São Sebastião-DF
Proprietário: Elmiro Santana Rocha Neto

Ao chegar na propriedade, o senhor Elmiro não se encontrava, então conversamos com seu filho, Adrialysson. Entregamos a mesma pasta entregada para a filha do proprietário anterior, para ele poder auxiliar seu pai na coleta e inserção dos dados no programa.

Equipe 4 - Visita 1

Chácara: Bom Retiro
Local: Brasília-DF
Proprietário: José Cardoso de Oliveira Filho

Animais
Cardosinho
A propriedade é responsável pela produção de 4589 litros de leite por mês, possui seu próprio tanque resfriador de leite e está dentro das normas estabelecidas para fornecer um leite de boa qualidade. O proprietário fornece leite para Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (COPAS) em dias alternados. O programa RuralPro já se encontra instalado na propriedade, porém há necessidade de atualização de dados e esclarecimento de dúvidas quanto a algumas funções do software por parte do proprietário.

Chácara: Monte das Oliveiras
Local: São Sebastião-DF
Proprietário: Elmiro Santana Rocha Neto

É uma propriedade pequena, onde o senhor Elmiro tem cultivo de mandioca para o próprio consumo. Devido à doença Brucelose, o senhor Elmiro teve de sacrificar alguns animais, e só restou uma vaca em atividade leiteira na propriedade. A filha do senhor Elmiro já participou de um treinamento do software RuralPro, então ela vai nos ajudar com a inserção desse programa na propriedade da família. O filho do senhor Elmiro, chamado Adrialysson, irá nos acompanhar também, ajudando seu pai a coletar os dados da propriedade.

Equipe 3 - Visita 1

Chácara/Fazenda:
Local: Paranoá-DF
Proprietário: João Ferraz

A primeira visita do Projeto de Extensão que foi realizada teve o intuito de conhecermos melhor as propriedades, vendo qual o nível de produção de cada uma delas e qual seriam nossas dificuldades durante o Projeto. A primeira propriedade do Paranoá pertence ao senhor João Ferraz, sendo esta pequena com apenas 2ha de terra. Ele divide esse pequeno espaço com sua mercearia e sua produção de leite; é uma produção simples, porém já vem sendo modernizada, produzindo uma média de 90 litros de leite por dia e tendo como meta de produção para o final de 2012, 200 litros por dia.

Chácara/Fazenda:
Local: Paranoá-DF
Proprietário: Edmundo

Já a segunda propriedade, do senhor Edmundo, é bem maior que a anterior, possuindo 12,5 ha de terra. Porém, sua produção é muito mais humilde que a do senhor João Ferraz, mas ele mostrou grande interesse em participar do Projeto e gostaria também que sua filha também aprendesse como se opera o programa, para que ela também um dia possa cuidar da propriedade do pai.

Equipe 2 - Visita 1

Chácara/Fazenda:
Local: PAD-DF
Proprietário: Pedro Neres Santana

Fazenda bem estruturada, com uma capacidade de produção de aproximadamente 600 litros de leite por dia e comportando em torno de 50 vacas e um pouco mais de 25 animais dentre eles galinhas e porcos. Iniciamos então o processo de coleta de dados da fazenda para colocarmos no software RuralPro. Tivemos  oportunidade de ir no pasto contar o gado, observar a plantação de cana e ver os porcos da fazenda. Fizemos também o levantamento de todos os maquinários e benfeitorias da propriedade. Terminando o que tínhamos previsto em fazer, finalizamos nossa visita à propriedade do seu Pedro com algo diferente, ao ter a oportunidade de ver e ajudar o nosso técnico (veterinário) curar uma mamite do peito de uma vaca.


Chácara: 29
Local: PAD-DF
Proprietário: Pedro Guimarães Ribeiro

O dono da propriedade era o senhor Pedro, que por sinal nos tratou muito bem e foi bem receptivo ao ponto de nos oferecer lanche e tudo o mais. Após isso, começamos a realizar toda a análise que foi feita na fazenda anterior. Menor e menos incrementada que a outra propriedade, o seu Pedro vive com 16 vacas em atividade leiteira, com 15 novilhas e 5 bezerros. Também cria porcos e galinhas, além de ter um tanque para criação de peixe, que estava sem peixe devido ao clima. Com grande parte dos dados coletados, nos despedimos de um dia agradável e seguimos para Brasília.

Equipe 1 - Visita 1

Chácara/Fazenda:
Local: Jardim-DF
Proprietário: Cristiano Fernandes do Amaral




A primeira propriedade que visitamos, do senhor Cristiano, apesar de ser pequena, mostrou-se estruturada e o proprietário demonstrou bastante interesse pelo projeto. Para ele, que sonha em expandir a produção de leite e conquistar um futuro melhor para sua família, é essencial ter noção do quanto custa seu produto.

Chácara/Fazenda:
Local: Jardim-DF
Proprietário: Aníbal



Já a situação da segunda propriedade, de posse do senhor Aníbal, é um pouco mais complicada. O proprietário não tem o hábito de anotar informações essenciais para o controle e gestão da fazenda, sendo necessário então um treinamento mais presente junto a esse produtor. Porém, as benfeitorias e construções da propriedade permitem o desenvolvimento de uma atividade mais estruturada, sendo este um ponto forte da fazenda.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Treinamento

No dia 27/06 foi realizado o treinamento de instrução sobre o Software RuralPro, ministrado pelos técnicos da Emater-DF Flávia de Carvalho Lage e Renato de Lima Dias, no Centro de Treinamento da CONAB, situado do SIA.


O programa RuralPro 2010 é um programa desenvolvido pela Emater-DF e utilizado nesse projeto. Este software permite aos técnicos e aos agricultores, de maneira simples e objetiva, analisar o desempenho econômico de suas propriedades rurais e de suas atividades. Os usuários poderão realizar simulações com diferentes explorações, áreas exploradas, custos de produção, disponibilidade de mão de obra e renda a ser obtida, delimitando claramente os possíveis problemas e resultados econômicos, que são fatores determinantes para um gerenciamento racional da propriedade familiar.

Treinamento RuralPro