sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Equipe 1 - Visita 3

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Cristiano Fernandes do Amaral 

Nessa terceira visita à propriedade do senhor Cristiano, foi recolhida a planilha de receitas e despesas dos últimos 15 dias que foi entregue na segunda visita, e deixamos outra planilha para os próximo 15 dias. Passamos as alterações feitas no Rural Pro para o proprietário que já está conseguindo mexer no programa sozinho. 

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Aníbal 

Na fazenda do senhor Aníbal, fomos recolher a planilha, porém quem está lançando os dados é a esposa dele que não estava presente, então ficou combinado do técnico da EMATER Jardim (Fábio) enviar os dados para o e-mail do grupo. E recolhemos algumas informações que faltavam que foram basicamente as datas de aquisição dos equipamentos.

Equipe 3 - Visita 3

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF 
Proprietário: João Ferraz 

Na terceira visita do Projeto de Extensão “Qualificando Jovens Produtores Rurais” o grupo do Paranoá foi até a propriedade do Sr. João Ferraz, com o Professor Marlon Vinícius Brisola com o objetivo de resolver algumas dúvidas que estavam pendentes tanto no modo de preenchimento do rural-Pró, quanto algumas dúvidas diante o produtor, com a chegada do professor até as propriedades, os integrantes do grupo foram medir algumas áreas da fazenda, como Reserva Legal, cultivo de cana nova e cultivo de cana velha. Também fomos conhecer outras duas áreas arrendadas pelo Sr. João Ferraz, que fica nas proximidades da sua propriedade, com o intuito de plantio de cana e capim Mombaça, para que na época das águas, ele faça um manejo rotacionado na área do capim e para o cultivo de cana, ele irá confinar o gado no curral, dando ração e cana para os animais. 

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF 
Proprietário: Edmundo 

Já na propriedade do Sr. Edmundo, fomos com o objetivo de coletar alguns dados equivalentes à receitas e despesas, para poder preencher o Rural-Pró, como a sua propriedade é mais simples de trabalhar, o trabalho foi feito em um curto espaço de tempo, contudo conseguimos coletar os dados que precisávamos.

Equipe 3 - Visita 2

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF 
Proprietário: João Ferraz 

A segunda visita do Projeto de Extensão ‘Qualificando Jovens Produtores Rurais’ teve como objetivo principal sanar algumas pendências deixadas na visita anterior, com o objetivo de terminar o preenchimento da parte de Inventário das propriedades. A primeira propriedade a ser visitada foi a do Sr. Edmundo, na qual o trabalho ocorreu rapidamente, podendo tirar algumas dúvidas que tínhamos sobre alguns dados de sua propriedade. 

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF 
Proprietário: Edmundo 

Já a propriedade do Sr. João Ferraz, por ser um pouco mais complicada, demoramos mais tempo para concluirmos o trabalho, não só pelo fato de a propriedade dele ser mais complicada, mas também porque o mesmo não se encontrava na propriedade, porém seu filho, João Paulo, que é o encarregado pela atividade Leite, estava lá e conseguiu tirar nossas dúvidas, então com isso conseguimos preencher os dados do programa.

Equipe 1 - Visita 2

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Cristiano Fernandes do Amaral 

Nossa primeira visita foi pela manhã na fazenda do Cristiano, onde conseguimos obter o máximo de informações possíveis que nos faltava. Foram tiradas algumas dúvidas e lançados novos dados no programa Rural Pro que também foi instalado no computador do proprietário Cristiano. Ensinamos a ele e sua esposa como utilizar o software, e com isso encerramos a visita. 

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Aníbal 

Pela tarde, fomos à propriedade do senhor Aníbal, que por sinal não se encontrava. Mesmo assim, conseguimos falar com a esposa dele sobre a planilha de controle de despesas e receitas. Por falta de informações, foi encerrada a visita e programada a volta à fazenda do Aníbal.

Equipe 4 - Visita 5

Chácara: Bom Retiro 
Local: Brasília-DF 
Proprietário: José Cardoso de Oliveira Filho 

Em nossa quinta visita fomos a propriedade do Sr. Cardosinho para pegar as entradas e saídas que estavam sendo anotadas desde a nossa ultima visita. Infelizmente o irmão dele, que estava responsável por isso, não se encontrava na propriedade. Fomos até o computador para incluir um bezerro que havia nascido, e duas máquinas compradas, mas tivemos um problema com o software. Voltando para a Emater fomos tentar descobrir o porque do erro no momento de salvar dados, descobrimos que é um problema no próprio software e aprendemos a resolve-lo. Aproveitamos para tirar algumas dúvidas que o Cardosinho tinha sobre a área que deveria ser colocada no software já que a sua propriedade é dividida entre ele, o pai (que faleceu a pouco tempo) e o irmão (que não atua na produção). Ficou decidido que conversaríamos sobre isso em uma próxima reunião.

Equipe 4 - Visita 4

Chácara: Monte das Oliveiras 
Local: São Sebastião-DF 
Proprietário: Elmiro Santana Rocha Neto 

Ao chegarmos na propriedade, atualizamos o software Rural Pro no computador do senhor Elmiro. Inserimos alguns dados que não tínhamos e também entregamos uma planilha para o senhor Elmiro nos ajudar a levantar os dados referentes aos animais, receitas e despesas de sua propriedade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Equipe 2 - Visita 3

A terceira visita foi tranquila, conseguimos recolher a maioria dos dados que estavam faltando pra dar uma direção no projeto e colocar em ordem o Software Rural-pró. Nessa visita, tivemos a participação da Luma, integrante da Equipe 1, mostrando que pode existir integração entre as Equipes. Ela nos ajudou em algumas coletas de dados e nos mostrou o ponto que a Equipe 1 se encontrava no projeto. Descobrimos que nosso projeto está encaminhado também, e agora é trabalhar pra deixar o Rural-pró no ponto.

Equipe 2 - Visita 2

A segunda visita da equipe 2 não aconteceu devido à compromissos de última hora.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Equipe 4 - Visita 3

Chácara: Bom Retiro
Local: Brasília-DF
Proprietário: José Cardoso de Oliveira Filho



Caminhão coletor de leite

Leite

Potrinho recém nascido

Bezerrinha recém nascido
Como decidido anteriormente, apenas visitamos a propriedade do senhor Cardosinho. Ao chegarmos na propriedade, fomos direto ao computador para checar as alterações que o senhor Cardosinho tinha feito em seu RuralPro. Depois de várias dúvidas e questionamentos, deixamos uma planilha com o que basicamente precisa para acrescentar no RuralPro, e fomos ver o tanque de resfriamento. Tivemos a sorte de estar lá na hora que o caminhão da coleta de leite chegou. Tiramos algumas fotos e fomos embora.