sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Equipe 2 - Visita 6

Chácara/Fazenda
Local: PAD-DF 
Proprietário: Pedro Neres Santana 

Fizemos a ultima visita dessa etapa do projeto. Chegamos na fazenda de seu Pedro Neres por volta de umas 9 e 30 e já fomos coletando os dados que faltavam. Terminamos e fomos olhar o milho que havia crescido muito em menos de 2 semanas. Ensinamos ao seu Genilson algumas dicas do Rural-pró e um pouco do objetivo do projeto nessa etapa. Ele se mostrando satisfeito, resolveu nos mostrar o bezerro que tinha poucos dias de nascido. Olhamos, nos despedimos e partimos para a propriedade do seu Pedro Guimarães. 

Chácara: 29 
Local: PAD-DF 
Proprietário: Pedro Guimarães Ribeiro 

Chegamos lá e seu Pedro não estava. Os nossos problemas só foram resolvidos com a ajuda do seu filho, o Pedro Júnior. Contabilizamos o que faltava e ensinamos a ele o Rural-Pró 2010, dando algumas dicas e instruções importantes. No final, fui cobrado em ter que levar um CD do Rural-Pró2010 para ser instalado seu novo computador.

Equipe 2 - Visita 5

Chácara/Fazenda
Local: PAD-DF 
Proprietário: Pedro Neres Santana 

Em uma terça feira por volta de umas8 :20 chegamos a Emater Asa norte e sem perder tempo, seguimos para o PAD-DF. Chegamos a fazenda de seu Pedro Neres as 9:30 e iniciamos a coleta de novos dados da propriedade. Descobrimos que acabava de nascer o que estava em uma folha de papel 15 dias antes. Seu Pedro tinha plantado 8 ha de milho que acabava de brotar. Anotamos todos os gastos feitos pra que aquilo acontecesse e aproveitamos pra anotar a troca de fios de arame farpado por arame liso. Com tudo contabilizado, tiramos algumas fotos e seguimos para a fazenda do seu Pedro Guimarães. 

Chácara: 29 
Local: PAD-DF 
Proprietário: Pedro Guimarães Ribeiro 

Como o combinado, essa visita era a que tinha preferência. Chegando lá, animados pra conhecer os extremos da fazenda, fomos surpreendidos com uma forte chuva, o que não foi o bastante pra impedir que a equipe fosse fazer o reconhecimento da fazenda com o GPS. Com terrenos irregulares, diversas poças d’gua e diversas carreiras de vacas, nosso Track ficou bastante comprometido, retirando totalmente a precisão dos dados coletados. Concluímos que era melhor apagar tudo e fazer com calma outro dia. Voltamos para a sede da fazenda e tomamos algumas providências: Além de atualizarmos os nossos bancos de dados de compras e vendas, anotamos algumas benfeitorias pendentes e equipamentos. Concluído, agradecemos aos produtores e deixamos a promessa de que na próxima visita levaríamos o computador para os ensinar a mexer no Software Rural-pró.

Equipe 2 - Visita 4

Chácara/Fazenda:
Local: PAD-DF
Proprietário: Pedro Neres Santana

A nossa quarta visita foi marcada pela presença do Humberto, novo integrante do grupo. Saímos as 8:30 da Emater - Asa Norte de um sábado. Após um bom café no Supermecado Santa Felicidade em São Sebastião-DF, chegamos à propriedade do seu Pedro Neres. Definimos que seria mais importante para a conclusão do projeto focar o máximo nessa propriedade, pois além de ser maior que a outra tinha um numero de benfeitorias e equipamentos grande e um nível de complexidade relativamente alta. Pegamos o GPS e fomos fazer o reconhecimento da fazenda a pé, o que nos rendeu um bom tempo. Seu Genilson se dispos a nos acompanhar pelos arredores da fazenda, fazendo-nos atravessar matas e cercas elétricas, sem tirar as vacas bravas. Concluído o reconhecimento fomos buscar as notas que o seu Genilson tinha guardado pra gente. Anotamos algumas e outras guardamos para levar pra Emater PAD-DF e delas tirar cópias. Terminando isso, resolvemos "quebrar o gelo" com seu Genilson em mexer no computador, fizemos com que ele aprendesse a mexer no software Rural-pró e na interface do Windows, deixando-o muito satisfeito. Depois disso, agradecemos aos produtores e seguimos para a Emater PAD-DF onde tiramos cópias e fomos embora.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Equipe 4 - Visita 8

Chácara: Bom Retiro
Local: Brasília-DF
Proprietário: José Cardoso de Oliveira Filho








Na nossa oitava visita à propriedade do Senhor Cardosinho, tivemos a presença da Gabrielle (Equipe 1),  da Amanda (jornalista) e do Rafael (fotógrafo). Eles entrevistaram o Cardosinho para divulgar nosso trabalho no jornal. Depois da entrevista, pudemos atualizar os lançamentos de receita / despesa e tirar mais dúvidas. Pudemos também perceber o progresso do senhor Cardosinho com relação aos animais e dinheiro arrecadado com eles.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Equipe 3 - Visita 5

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF
Proprietário: Edmundo

Na quinta visita do Projeto de Extensão, o grupo do Paranoá foi até as propriedades com o funcionário da EMATER-DF, Marcos. Essa visita teve como objetivo coletar alguns dados de receita e despesa das propriedades. Na propriedade do Sr. Edmundo Pereira, ficamos um longo tempo, andamos pela propriedade e conhecemos a área de pastagem que ele utilizará o manejo rotacionado com o capim Mombaça.

Chácara/Fazenda: 
Local: Paranoá-DF
Proprietário: João Ferraz

Já na propriedade do Sr. João Ferraz não conseguimos coletar muitos dados pelo fato de que o mesmo não estava na propriedade.

Equipe 1 - Visita 5

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Cristiano Fernandes do Amaral 

A quinta visita às propriedades do Núcleo Rural Jardim II contou com a participação do professor Marlon, o qual nos passou várias dicas para que pudéssemos aproveitar melhor o trabalho que está sendo desenvolvido. Fomos apenas durante o período da tarde, sendo que visitamos primeiro a fazenda do senhor Cristiano. Na propriedade, atualizamos os dados junto ao produtor referentes às receitas e despesas da semana anterior e o senhor Cristiano apresentou sua fazenda e a atividade que desenvolve para o professor Marlon. 

Chácara/Fazenda: 
Local: Jardim-DF 
Proprietário: Aníbal 

Ao sairmos de lá, fomos à propriedade do senhor Aníbal, que não se encontrava no momento. Não havia ninguém na propriedade; saímos de lá sem atualizar os dados da propriedade, o que faremos durante a sexta visita.