Notícias



Curso de Agronegócios da UnB apresenta parceria com a Emater-DF
(14/10/2011 - 09:10)


Na última semana, alunos do curso de Agronegócios da Universidade de Brasília (UnB) apresentaram durante a Semana Universitária, organizada pela instituição, o projeto de extensão que viabiliza a prática em suas aulas. Esse projeto faz parte de uma parceria entre a coordenação do curso de Agronegócios e a coordenação do Programa do Leite da Emater-DF, em que os alunos visitam a área rural e oferecem apoio aos produtores na gestão da propriedade.

A apresentação ocorreu na Mostra de Cursos, atividade que teve o objetivo de apresentar aos estudantes de nível médio as particularidades de cada área de atuação, para facilitar uma futura orientação profissional. Para o coordenador do curso de Agronegócios do campus da Asa Norte, professor Marlon Vinicius Brisola, foi também uma oportunidade de mostrar os bons resultados da parceria com a Emater.

Atualmente são doze alunos do curso de Agronegócios que participam do projeto de extensão, oferecendo orientações a oito produtores de leite sobre a organização dos processos produtivos em suas propriedades. Para isso, os alunos coletam dados sobre a produção e inserem no programa Rural-Pró, um software de apoio à gestão da propriedade rural criado pela Emater-DF.


A coordenadora do Programa do Leite da Emater, Flávia Lage, ressalta a importância do levantamento econômico para o produtor, que poderá saber qual o custo real da sua produção. O trabalho de campo é acompanhado pelo assessor técnico da Emater-DF Marcos Roedel, responsável por levar os estudantes às unidades locais participantes, que são PAD-DF, Jardim, Paranoá, Brasília e São Sebastião.

Segundo a estudante Gabrielle Nascimento da Costa, esse contato com o produtor tem proporcionado uma experiência muito importante. Para ela, o maior desafio encontrado nesse trabalho é implantar no produtor de leite a cultura de registrar os recursos que entram e saem da propriedade. “Muitas vezes eles não sabem quanto gastaram com a atividade, quanto receberam no total e, alguns, nem mesmo quantos animais possuem no momento”, afirma a estudante.

A parceria tem sido vista com bons olhos pelas duas instituições e, no momento, atende apenas produtores de leite. A intenção é no futuro ampliar esse projeto para outras áreas produtivas.

Stand de Agronegócios na Mostra de Cursos apresenta vídeo da Emater-DF

Alunos do curso de Agronegócios da UnB fazem plantão para apresentar o curso


Diândria Daia - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

http://www.emater.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário